DISCIPULADO BÍBLICO

PLANO DE SALVAÇÃO
Fonte da imagem

"Homem de Deus" - Esta expressão deixa algumas pessoas chateadas, e até mesmo confusas, pois aos olhos de alguns, todos são "homens de Deus", e aos olhos de outros, ninguém pode chegar a esta estatura.

Ao chamar uma pessoa de "Homem ou Mulher de Deus" não estou querendo afirmar que existem homens ou mulheres mais santos ou santas, ou que "A" é melhor que "B", mas alertando você para algo que está explícito na Bíblia Sagrada, preste atenção no versículo a seguir:

“ Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; ”

João 1:12

Ao ler o texto acima, conseguimos enchergar com clareza, que nem todos são "filhos de Deus", pois de acordo com ele, somente àqueles que crêem em Jesus Cristo é que são chamados assim, o que você precisa saber é que todos nós, depois do pecado de Adão, nascemos criaturas de Deus, somos todos seres humanos criados por Deus e amados por Ele, mas só nos tornamos seus filhos ou herdeiros de sua promessa quando reconhecemos e confessamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador de nossas vidas:

“ A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

“ Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Romanos 10:9-10

O fim vem para toda a humanidade, é bíblico, as profecias a cada dia se cumprem e estamos caminhando para este grande dia, porém, enquanto ele não chega para todos, ele pode chegar individualmente para cada um de nós, na nossa morte, o pecado de Adão nos condenou a ela:

"²⁷ E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,"

Hebreus 9:27

"E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga."

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

Lucas 12:19,20

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?"

"Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?"

Marcos 8:36-37

Diante da realidade do fim e de que a humanidade esta caida e destituida da presença de Deus, o nosso Criador planejou nos salvar desta maldição, existe um "Plano de Salvação" para resgatar o homem do pecado e por fim da morte eterna, aprenderemos como devemos agir para ser incluido neste plano extraordinário de nosso misericordioso e bondoso Deus.

"E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação."

Salmos 35:9

"Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno."

Provérbios 23:14

Sabemos que a morte é certa para todos nós e por consequência uma vida eterna nos espera depois disso, com ou sem Deus, devemos questionar a nós mesmos: Qual o caminho que eu estou tomando? Este caminho é o que me leva para perto ou para longe de Deus? Se estou no caminho errado, indo pra longe de Deus, o que devo fazer para sair dele e pegar o outro que me aproxima do Salvador?

Fonte da imagem

Estas são perguntas comuns dos homens, que infelizmente, as religiões não respondem a contento, ou se respondem é de forma superficial e incompleta, as pessoas não sabem na totalidade o que fazer para alcançar a salvação e livrar suas almas do inferno. A maioria só sabe que deve aceitar Jesus Cristo como salvador de suas vidas e pronto, nada é mais explicado, e para começar a responder estas questões, devemos saber:

O Que Jesus teve que fazer para anular o pecado de nossas vidas?

O que fazer para anular este pecado de nossas vidas?

Porque que o sacrificio de Jesus Cristo foi o suficiente para nos garantir a vida eterna?

Como o sacrificio de Cristo substituiu nossa sentença de morte?

Porque Jesus morreu na cruz, porque se fez necessário este tipo sacrificio?

O que é aceitar Jesus?

Estas e outras perguntas sobre "salvação e vida eterna" vão ser respondidas neste capítulo, te mostrarei quais as "respostas espirituais" contidas nas narrativas da Bíblia Sagrada em relação ao "Plano de Salvação" arquitetado pelo nosso Deus, você vai ver que toda a vida de Jesus Cristo teve um propósito, e tudo o que Ele fez tinha uma justificativa e uma necessidade, Jesus Cristo cumpriu fielmente todos os requisitos exigidos pela Escritura Sagrada para nos salvar (João 19:28), Ele fez tudo o que era necessário para perdoar o pecado da humanidade.

Já vimos até aqui sobre a criação do homem e como ele perdeu a vida eterna, a Palavra de Deus era bem clara, se o homem comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, haveria de morrer, eles morreram espiritualmente, foram expulsos do paraíso e perderam o direito de comer da "Árvore da Vida" que lhes garantia a vida eterna com Deus, perderam a comunhão plena com Deus, mas não morreram fisicamente, porque?

Fonte da imagem

A morte fisica era a sentença da desobediência, eles iriam morrer fisicamente também, não duvide disso, a morte era certa para os dois.

Mas, a mesma Palavra que os condenava nos diz que é por causa das misericórdias do Senhor que não somos destruídos (Salmos 145:8) (Lamentações 3:22) e que nosso Senhor, usando deste seu atributo, sacrifica um animal para salvar Adão e Eva da suas sentenças de morte (Gênesis 3:21), Deus usa a pele deste animal que acabou de sacrificar, para vesti-los e cobri-los de sua nudez, ao derramar o sangue deste ser, em holocausto, por amor e misericórdia, nosso Senhor substitui a "vitima" por outra e dá ao homem uma nova oportunidade de vida.

Fonte da imagem

No texto de (Gênesis 22:8), encontramos coisa semelhante acontecendo, Abraão ao ir sacrificar seu filho, confia no livramento de Deus e o cordeiro morre no lugar de Isaque.

Na história de Adão, Jesus Cristo é apresentado pela primeira vez, Ele é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), o animal que foi morto para cobrir de pele Adão e Eva de sua nudez.

Ele é “O cordeiro de Deus que tira o pecado do homem” (João 1:29).

Jesus Cristo é o único que pode perdoar pecados (I Timóteo 2:5), porque ele foi o único que derramou seu sangue em nosso lugar (Isaias 53:5).

Mas como tudo isto aconteceu? Como funciona a salvação? De que forma Jesus Cristo se colocou em nosso lugar e substituiu o sacrifício?

O povo de Deus (Israel) se apresentava ao Senhor numa cerimônia de sacrifício e derramamento de sangue.

Neste ritual de sacrifício, era oferecido a Deus dois cordeiros sem mácula, sem mancha e sem defeito, animais que foram detalhados a Moisés por Deus, o Povo de Deus deveria realizar o sacrifício da mesma forma que Ele fez no Jardim do Éden, um animal deveria morrer em sacrificio, no lugar do homem, que é pecador e desobedece as ordens do Senhor.

Não somos dignos de sermos aceitos para este sacrifício, (Romanos 3:10) (Romanos 8:8) a vítima para este holocausto deve ser sem defeito, sem mancha e sem mácula, todos nós somos defeituosos, o pecado nos torna assim (Romanos 3:23).

O Senhor, vendo que não tinhamos condições de oferecer um sacrifício aceitável a Ele, no seu infinito amor entrega Jesus Cristo, seu único filho, para morrer em nosso lugar (João 3:16-18).

Jesus sofreu tudo o que deveríamos sofrer derramando o seu próprio sangue no lugar do nosso, se fazendo a "vítima aceitavel" aos olhos de Deus e das Escrituras Sagradas.

COMO CRISTO SALVOU A HUMANIDADE?

Quase todas as pessoas já ouviram alguém falar que Jesus morreu pela humanidade e que Ele salvou o mundo, mesmo não tendo contato direto com o Cristianismo ou acesso a Bíblia, quase todos, em algum momento de suas vidas, já ouviram falar disso.

Mas poucos sabem como Ele fez isso, qual legalidade foi lhe atribuida para garantir que seu sacrifício fosse aceito diante de Deus, e principalmente, diante de seus inimigos?

Deus é justo e fiel com sua palavra (Jeremias 1:12) e por causa da sua justiça, Nosso Pai Celestial, não aceitaria qualquer coisa como sacrifício pelo pecado da humanidade, tudo o que a Palavra de Deus exigia e o que precisasse ser feito para que este sacrifício fosse aceito, foi cobrado de Jesus.

A vida de Jesus Cristo na terra teve, em toda ela, uma simbologia própria. Jesus fez tudo certinho, passo a passo, do seu nascimento até a sua morte na cruz, tudo foi meticulosamente traçado, seguido e cumprido, tudo foi fielmente executado pelo Messias, de acordo com as profecias e principalmente com as exigências descritas nas Escrituras Sagradas (Glória a Deus por isso!), vamos conferir?

Quando vemos os sacerdotes do passado oferecendo animais a Deus, vemos nessa atitude uma forma de simbolizar a obra redentora de Cristo. Os sacrificios dos cordeiros realizados por Israel são a tipologia bíblica do sacrificio de Jesus Cristo no Novo Testamento.

O sacrifício que faziam era uma maneira de anunciar o verdadeiro cordeiro, pois só Jesus poderia ser sacrificado em nosso lugar.

Eles eram salvos não por causa dos sacrifícios em si, "porque é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados" (Hebreus 10.4), mas todos eles eram perdoados e salvos porque criam em Jesus Cristo (o cordeiro da promessa tipificado no sistema sacrificial de Israel).

O Novo Testamento nos dá claras indicações e declarações explícitas, que os sacrifícios de animais no Velho Testamento foram símbolos do mais excelente sacrifício de Cristo (Colossenses 2:17) (Hebreus 9:23,24) (Hebreus 10:1) (Hebreus 13:11,12).

DEUS MANDA MOISÉS FAZER O TABERNÁCULO
A OFERTA DE EXPIAÇÃO

O ritual é muito complexo, os textos escolhidos abaixo são referentes a "Oferta de Expiação" que era feita uma vez por ano, pelo Sumo-sacerdote. Existia várias particularidades no ritual, tanto para os sacerdotes quanto para o povo, mas resumimos tudo para melhor entendimento e compreensão.

Principais exigências da Palavra de Deus para que o sacrificio de Jesus Cristo fosse aceito:

O CORDEIRO DEVERIA SER SEM DEFEITO
Fonte da imagem

"Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita em vosso favor."

"E, quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao Senhor, separando dos bois ou das ovelhas um voto, ou oferta voluntária, sem defeito será, para que seja aceito; nenhum defeito haverá nele."

Levítico 22:20,21
CUMPRIMENTO (Jesus era Deus e por isso "sem Defeito")
Fonte da imagem

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

João 1:1, 14

"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,"

"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;"

"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."

Filipenses 2:6-8
DEVERIA NASCER DE UMA VIRGEM
Fonte da imagem

"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel."

Isaías 7:14
CUMPRIMENTO (Maria era virgem)
Fonte da imagem

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."

"Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente."

"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;"

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

"E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;"

"E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus."

Mateus 1:18-21, 24-25
O CORDEIRO DEVERIA SER APRESENTADO POR UM SACERDOTE
Fonte da imagem

"Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."

"Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto."

Levítico 16:2,3
CUMPRIMENTO (João Batista era da linhagem de sacerdotes)
Fonte da imagem

"E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,"

"Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso."

"Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João."

Lucas 1:8,9, 13
SACERDOTE DEVERIA VESTIR ROUPAS ESPECIAIS
Fonte da imagem

"Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá."

Levítico 16:4
CUMPRIMENTO (João Batista usava roupas diferentes)
Fonte da imagem

"E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre."

Mateus 3.4
SACERDOTE DEVERIA APRESENTAR DOIS CORDEIROS

"Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação."

"E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário."

"Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado."

"Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário."

Levítico 16.7-10
CUMPRIMENTO (João Batista (o sacerdote) apresenta Jesus)

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

João 1.29
SACERDOTE DEVERIA IMPOR AS MÃOS SOBRE OS BODES E TRANSFERIR O PECADO PARA ELES

" E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso."

Levítico 16.21
CUMPRIMENTO (Jesus ao ser Batizado pede pra João Batista "Cumprir a justiça")
Fonte da imagem

"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele."

"Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?"

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu."

Mateus 3:13-15

No Batismo, João Batista, como Sumo Sacerdote, transfere para Jesus Cristo o pecado da humanidade, já que Jesus não tinha pecado e não precisava ser batizado, como João atesta: "...Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?...", mas Jesus diz pra ele: "...Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça...", isto é, transfira pra mim os pecados do mundo.

CUMPRIMENTO (Jesus Cristo recebe o pecado da humanidade)
Fonte da imagem

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido."

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos."

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca."

Isaias 53.4-7
O CORDEIRO DEVERIA SER LEVADO AO DESERTO

" Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário."

Levítico 16.10
CUMPRIMENTO (Jesus depois de ser batizado, depois de receber os pecados da humanidade, é levado ao deserto)

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo"

Mateus 4:1

Depois de quarenta dias no deserto, Jesus foi tentato pelo “inimigo” e vence a tentação

A Bíblia Sagrada diz que ele veio desfazer as obras do diabo (1 João 3:8) e a primeira obra que Ele desfaz no deserto é o domínio do pecado sobre a carne, Jesus vence as tentações e diz não para seus próprios desejos. Ele, ao vencer sua 1ª batalha espiritual, volta, para dar continuidade ao seu ministério.

O CORDEIRO DEVERIA SER IMOLADO E SEU SANGUE ASPERGIDO NO PROPICIATÓRIO NO SANTÍSSIMO LUGAR

"E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo."

Levítico 16:14
CUMPRIMENTO (Não há relato bíblico que isto aconteceu)

Você talvez me pergunte: o sangue do cordeiro não deveria ser aspergido no santuário e no propiciatório da Arca da Aliança? Onde está escrito na Bíblia Sagrada que o sangue de Jesus Cristo foi aspergido no propiciatório?

A Arca da Aliança nos tempos de Jesus estava sumida, assim como nos dias de hoje, nunca mais foi vista ou falada depois da invasão de Nabucodonozor em Jeruzalém, várias teorias falam dela, as mais citadas é que ela foi derretita, que foi levada ou que foi escondida.

Muitas coisas não estão claramente descritas na Palavra de Deus, algumas coisas estão em parábolas, símbolos e algumas outras ocultas dentro dos próprios textos, cabendo ao Espírito Santo a revelação a quem Ele desejar, outras nem estão descritas ou citadas, a Palavra de Deus resolve omití-las, asssim como fez na criação, tudo é citado rapidamente e sem detalhes.

A Bíblia não fala sobre o sangue de Jesus sendo aspergido sobre o propiciatório. Não encontrei AINDA nada que demostre alguma coisa referente a este fato. Nem por analogia e nem por revelação, não encontrei nenhum estudioso da Palavra de Deus explicando tal situação, só tenho a certeza de que o sacrificio de Cristo foi completo e perfeito, e não tenho dúvida alguma de que, de alguma forma, o sangue dele foi aspergido no propiciatório da arca para ser aceito diante de Deus, isto de forma literal ou simbólica.

Para alguns teólogos e historiadores os textos apócrifos, datam de muito tempo após a vida de Jesus, sendo alguns deles escritos mais de 200 anos após a morte e ressurreição, não podendo ser considerados fidedignos, ou seja, nem tudo o que neles fora escrito narra com precisão a verdade, mas alguns narram histórias verdadeiras de fatos acontecidos realmente no passado.

No vídeo abaixo vamos encontrar revelações espantosas de um homem, que nos anos 80, relata que encontrou o local verdadeiro em que Cristo foi crucificado e que debaixo deste lugar estava a "Arca da Aliança" e que o Sangue de Cristo havia caído em cima do propiciatório, esta Arca que fora escondido por Jeremias dias antes da invasão do Rei Nabucodonozor a Jeruzalém, relato este, que está escrito no II Livro de Macabeus da Bíblia Católica, considerado "apocrifo" pela religião judaica e cristã protestante, mas que mostra algo interessante, e que pode sim sere verdadeiro:

"O escrito mencionava também como o profeta, pela fé da revelação, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernáculo, quando se dirigisse à montanha que subiu Moisés para contemplar a herança de Deus."

"No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes. Em seguida, tapou a entrada"

"Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo."

"Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia."

II Macabeus 2:4-7

Na morte de Cristo na cruz a Bíblia fala de um terremoto onde a terra se fendeu, (Mateus 27:51) e de acordo com este homem, esta fenda das pedras permitiu que o sangue dele caisse em cima da arca, finalizando o sacrifício, e dando consistência ao sacrifício, para ser aceito por Deus e pelas Santas Escrituras.

Um terremoto no instante da morte de Jesus, abrindo uma fenda nas rochas abaixo dele, e relatado pela Bíblia Sagrada, com certeza trás algum significado, o Espírito Santo não inspiraria Mateus para descrever este fato se não quisesse falar alguma coisa conosco, não acha?

Se eu acredito nisto? Claro que sim, primeiro porque existe sim a possíbilidade dos judeus em esconder a Arca da Aliança, para não ser levada pelos Babilônicos, e se foi achada nos anos oitenta os judeus também não permitiram que ela fosse revelada, para que ela não sirva de objeto de adoração e fique reservada para ser colocada no futuro templo que certamente será reconstruido nos fins dos dias, depois, no sacrificio de Levítico o sangue do novilho era aspergido no tabernáculo e no propiciatório, e para que o sacrificio de Jesus fosse aceito no lugar do cordeiro, seu sangue também deveria ser aspergido na arca, e o único meio disso acontecer é da forma como está descrito no video, assista, você vai ficar impressionado como eu fiquei.

Um video mais detalhado sobre o assunto:

Como te disse no prefácio deste estudo, para participar dele seria necessário que você tivesse fé, certamente você acredita que Deus abriu o mar vermelho, que mandou maná do céu para alimentar o povo de Israel no deserto, que mandou as pragas no Egito, entre tantos outros milagres narrados na bíblia sagrada, acredita que aconteceu coisas espantosas e inexplicáveis nos tempos antigos, porque não acreditar também no que este homem narra no seu video?

Principalmente, se tudo faz sentido e torna o sacrificio de Jesus Cristo eficaz e verdadeiro, a possíbilidade de isso ser verdade é imensa, a história bíblica relata o desaparecimento da Arca da Aliança depois da época do reinado de nabucodonozor, ela não é mais citada, ela nunca mais foi encontrada, tudo bate com as narrativas e com as probabilidades, tudo é perfeito, portanto, para mim, tá tudo certo, Jesus cumpriu todas as exigências para se ofertar a Deus por nossos pecados. O nosso Deus é assim, Ele é o Deus do improvável, que dá existência ao que não existe (Hebreus 11:1), que Trabalha por aqueles que nele esperam, (Isaías 64:4) todo o plano de Deus é perfeito, e não pode ser frustado, Jesus cumpriu tudo e gritou na cruz, "ESTÁ CONSUMADO!", derramando seu sangue no propiciatório que estava debaixo dele, o terremoto e a rachadura das pedras fizeram seu papel. Aleluia, Glórias a Deus!!!.

Cristo retirou o pecado da humanidade, se apresentando como ovelha ao sacerdote (João Batista), este apresentou a todos o cordeiro de Deus, impondo suas mãos sobre Jesus (o bode) no batismo, ele transfere o pecado da humanidade para Ele, O Espirito Santo conduz o bode expiatório (Jesus) para o deserto que leva consigo todas as nossas trangressões, ao voltar, ele se oferece e derrama seu sangue (novilho sacrificado), a terra treme e abri uma fenda nas pedras para que este sangue caia em cima do propiciatório da Arca da Aliança (video).

Este sacrificio acontece fora dos muros de Jeruzalém, no Gólgota, lugar da caveira (o sangue do cordeiro foi levado para fora do arraial) em oferta pelo pecado da humanidade, e como não se podia oferecer sacrifcios naquela época e a Arca estava sumida, Deus, por intermédio do profeta Jeremias, colocou a Arca debaixo do local da cruz, para que o sangue do cordeiro fosse derramado sobre ela. (eu acredito sim neste Deus poderoso e extremamente zeloso em cumprir com a sua palavra, coincidências não existe, planos e propósitos de Deus sim).

YOM KYPPUR - A SUBSTITUIÇÃO DO SACRIFÍCIO

Jesus Cristo representa o bode expiatório (Levítico 16:27), que levava os pecados de Israel para o deserto, e representa também o outro bode que era sacrificado e morto no holocausto.

O povo de Israel era perdoado por causa do sangue daquele bode que era aspergido em cima da “Arca da Aliança” e “cobria” o pecado de Israel (Levítico 16:15).

Jesus é o cordeiro perfeito, sem mácula e sem defeito exigido no sacrifício do antigo testamento:

I João 3:5 - Manifestou para nos tirar os pecados;

I Pedro 1:19 - Um sangue imaculado e incontamidado;

Hebreus 7:17 - Eterno Sacerdote;

Isaias 53:9 - Não cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca;

João 19:4 - Irrepreensível, sem culpa;

Hebreus 7:28 - Perfeito para sempre;

Deuteronômio 32:4 - Rocha, nEle não há injustiça;

I Pedro 2:22 - Não cometeu pecado;

Hebreus 9:14-15 - Imaculado de Deus;

Lucas 23:41 - Nenhum mal fez;

II Corintios 5:21 - Não conheceu o pecado;

Hebreus 4:15 - Sem pecado

A culpa pelo pecado só é redimida através do derramamento de sangue, que no caso, deveria ser o nosso, pois sem derramamento de sangue não há perdão de pecados (Hebreus 9.22), Deus fez o primeiro sacrifício com o animal para cobrir Adão e Eva (Gênesis 3:21) representando o verdadeiro sacrificio que seria feito por toda a humanidade (João 3:16-18).

"Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei)."

"Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo."

"Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez."

"E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;"

"Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,"

Hebreus 10:8-12

O sacrificio de Cristo foi feito uma única vez, as últimas palavras de Jesus na cruz foi: "Está consumado", isto é, o preço foi pago, estamos livres de uma vez por todas, do pecado, ele morreu no nosso lugar e não precisamos mais morrer, Jesus foi oferecido como sacrificio por todos os nossos pecados. e pagou nossa dívida.


Todos que fizerem o que está escrito em (Romanos 10:8-13) será salvo, não é uma apelo para mexer com a emoção das pessoas, tudo tem um significado, era necessário que Jesus padecesse como Ele padeceu

O proprio Cristo na sua última oração pediu para ficar livre daquele sofrimento (Lucas 22:42), ficar longe de Deus era um sacrifício muito grande para nosso Senhor, o pecado da humanidade que estava sobre ele o afastava de Deus, mas Jesus sabia que não tinha jeito, o perdão da humanidade só seria estabelecido se Ele seguisse todo o ritual e no fim derramasse o seu sangue na cruz para ser aspergido no propiciatório da Arca da Aliança, isto abriria a porta de salvação para toda a humanidade (na morte de Cristo o véu do templo se rasgou, garantido a mim e a você o livre acesso ao Senhor).

Deus dá o livre arbítrio ao homem para ele escolher seu caminho, porém, este deve ter a certeza de que haverá uma cobrança final para todas as suas atitudes, quer sejam más ou ruins (2 Coríntios 5:10).

Deus mostra toda a sua justiça na sua Palavra, toda a Sua vontade, os Seus propósitos, o Seu julgamento e a Sua salvação, não podemos atribuir a Deus a destruição da terra, ou dos homens, isto é consequência dos atos da humanidade e de sua desobediência à vontade do Criador.

Quando os homens forem jogados no abismo para serem atormentados pela eternidade (Apocalipse 20:10,15), será atribuído a culpa ao próprio homem (Lamentações 3:39), e não a Deus

Deus não fez o homem para a perdição e Ele não tem prazer quando este morre no pecado:

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?"

"Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá."

"Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?"

"Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na iniqüidade, que cometeu, morrerá."

"Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida."

"Pois que reconsidera, e se converte de todas as suas transgressões que cometeu; certamente viverá, não morrerá."

"Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Porventura não são direitos os meus caminhos, ó casa de Israel? E não são tortuosos os vossos caminhos?"

"Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço."

"Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?"

"Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei."

Ezequiel 18:23-32

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"

"Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar."

"Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá."

"Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,"

"Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá."

"De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá."

"Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo."

"Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela."

"E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles."

Ezequiel 33:11-19

Só os que aceitam este sacrifício e creem no perdão de Deus é que são feitos filhos de Deus (João 1:12,13), e desta forma, não sofrerão mais nenhuma condenação (Romanos 8.1), estes se tornam novas criaturas (2 Coríntios 5:17) e recebem a promessa do Espírito Santo (Atos 2:38).

Deus se reconciliou com a sua criatura, através do sacrifício de Jesus Cristo nos garantindo assim a salvação

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

"Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

"E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação."

Romanos 5.8-12

Pr Nilton José Alves